Notícia

CarlarNotíciasNoticias-Detalhe

24 Janeiro, 2017

Triunfo no "Monte": Mikkelsen estabelece um novo marco na história de sucesso da ŠKODA

Um dia de festa no Principado do Mónaco: Andreas Mikkelsen estabeleceu um marco na história de sucesso da ŠKODA Motorsport. Tripulando o ŠKODA Fabia R5 pela primeira vez, o norueguês triunfou juntamente com o co-piloto e seu compatriota Anders Jæger categoria WRC 2 nesta edição do Rali Monte de Carlo.

> Apesar do gelo e da neve Andreas Mikkelsen e Anders Jæger venceram a prova mais iónica do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC 2), na sua primeira participação com o ŠKODA Fabia R5

> Um triunfo da equipa: Jan Kopecký e Pavel Dresler completaram a vitória da ŠKODA Motorsport no WRC 2 no 85º Rali de Monte Carlo; desempenho convincente com os melhores tempos do Pontus Tidemand e Jonas Andersson

> Aniversário perfeito 40 anos após o ŠKODA 130 RS ter vencido a mesma prova

> Michal Hrabánek: "Um dos pontos altos nos nossos 116 anos de história na competição automóvel"

Um dia de festa no Principado do Mónaco: Andreas Mikkelsen estabeleceu um marco na história de sucesso da ŠKODA Motorsport. Tripulando o ŠKODA Fabia R5 pela primeira vez, o norueguês triunfou juntamente com o co-piloto e seu compatriota Anders Jæger categoria WRC 2 nesta edição do Rali Monte de Carlo. Os companheiros de equipa Jan Kopecký e Pavel Dresler completaram a vitória da ŠKODA na prova mais antiga e prestigiada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC 2). 40 anos antes, Václav Blahna e o seu co-piloto Lubislav Hlávka tinham levado à vitória o ŠKODA 130 RS na classe de 1.300 c.c .na mesma prova.

“Esta vitória e o segundo lugar conquistados no Rali Monte Carlo é um dos pontos altos nos nossos 116 anos de história na competição automóvel. O “Monte” é o rali mais famoso do mundo e é realmente especial vencer aqui. Excelente prestação da dupla Andreas Mikkelsen e Anders Jæger, que evidenciaram a sua classe em condições extremamente difíceis”, comentou Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport que, igualmente, elogiou o desempenho de toda a equipa: "Fizeram um excelente trabalho, desde os mecânicos e engenheiros até à nossa dupla Jan Kopecký e Pavel Dresler, bem como Pontus Tidemand e Jonas Andersson. Claro, este é o melhor começo possível para a nova temporada 2017 de ralis.”

Ao mesmo tempo foi a forma perfeita de celebrar o triunfo da ŠKODA no “Monte” há quatro décadas. Os três Fabia R5 comemoraram o sucesso de 1977 com uma decoração semelhante em que sobressaem as listas em azul e vermelha na carroçaria.

Os milhares de fãs gostaram imenso deste novo e espetacular visual, mas também ficaram encantados com o desempenho do modelo turbo 4x4 da ŠKODA. Como foi durante todo o ano de 2016, com o Fabia R5 a evidenciar ser o melhor carro da sua classe. Em condições extremamente difíceis – troços com gelo intercalados com neve macia e asfalto limpo nas estradas dos Alpes – o piloto da ŠKODA Andreas Mikkelsen liderou o rali deste a classificativa inicial. O norueguês de 27 anos aumentou paulatinamente a sua liderança com os melhores tempos nos troços seguintes para no final comemorar uma vitória incontestável, após 350 quilómetros de provas especiais de classificação. Mikkelsen / Jæger conquistou a vitória com uma vantagem de 3m 25,4s sobre os seus companheiros de equipa Kopecký e Dresler.

“A ŠKODA abriu-me a porta para o grande mundo dos ralis o que para mim é um sentimento especial voltar com este triunfo. Também graças a toda a equipa. Estou feliz permitir à ŠKODA este sucesso no lendário “Monte”. O ŠKODA Fabia R5 é um bom carro de ralis e estou satisfeito com o nosso desempenho”, sublinhou Mikkelsen, que também completou com sucesso o lendário troço disputado no Col de Turini. Anteriormente, havia conquistado quatro vitórias no Mundial de Ralis com a Volkswagen Motorsport, tendo vencido também o Intercontinental Rally Challenge ao volante do ŠKODA Fabia Super 2000 nas temporadas de 2011 e 2012. Agora com a primeira vitória no Fabia R5 no Rali de Monte Carlo, celebrou a vitória com a subida ao pódio na “Place du Palais Princier”.

Jan Kopecký ficou quase tão satisfeito: “É ótimo que a ŠKODA tenha conseguido o primeiro e segundo lugar no Rali de Monte Carlo”. O outro piloto da ŠKODA, Pontus Tidemand, não marcou pontos no WRC 2 neste seu primeiro “Monte”, mas com o seu co-piloto Jonas Andersson enfatizaram todo o seu virtuosismo ao terminar em décimo primeiro lugar na classificação geral. Tidemand e Andersson irão lutar por marcar pontos no WRC no “seu” rali, a disputar na Suécia, de 9 a 12 de fevereiro: “Não é segredo que queremos chegar ao título no WRC 2”. No ano passado, a equipa de ŠKODA Motorsport constituída por Esapekka Lappi e Janne Ferm conquistou pela primeira vez o título do WRC 2 entre os Pilotos e Co-Pilotos. O ano de rali de 2017 começou com outro triunfo histórico.

Classificação final do Rali de Monte Carlo (WRC 2)

1. Mikkelsen / Jæger (N / N); ŠKODA Fabia R5, 2h 11m 15,4s
2. Kopecký / Dresler (CZ / CZ); ŠKODA Fabia R5, a 3m 25,4s
3. Bouffier / Giraudet (F / F); Ford Fiesta R5, a 6m 36,7s
4. Camilli / Veillas (F / F); Ford Fiesta R5, a 9m 55,8s
5. Gilbert / Jamoul (F / B); Ford Fiesta R5, a 11m 36,8s

O número do Rali de Monte Carlo: 13

O ŠKODA Fabia R5 dominou a sua categoria nesta edição do Rali de Monte Carlo, vencendo 13 dos 15 troços cronometrados entre os carros do WRC 2: dez vitórias de Andreas Mikkelsen e três triunfos de Jan Kopecký.

O calendário 2017 do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC 2)

Rali Monte Carlo – 19 a 22 de janeiro
Rali da Suécia – 9 a 12 de fevereiro
Rali do México – 9 a 12 de março
Rali de França – 6 a 9 de abril
Rali da Argentina – 27 a 30 de abril
Rali de Portugal – 18 a 21 de maio
Rali de Itália – 8 a 11 de junho
Rali da Polónia – 29 de junho a 2 de julho
Rali da Finlândia – 27 a 30 de julho
Rali da Alemanha – 17 a 20 de agosto
Rali de Espanha – 5 a 8 de outubro
Rali da Grã-Bretanha – 26 a 29 de outubro
Rali da Austrália – 16 a 19 de novembro

No